segunda-feira, 19 de julho de 2010

Tamancos ou CLOGS ?

Com origem camponesa e holandesa, os tamancos, que no século XVIII e XIX eram confeccionados todinhos em madeira, passaram posteriormente a terem os cabedais (parte superior do tamanco) confeccionados em couro, a fim de obter-se maior conforto para as mulheres que faziam o uso diário do sapato.

No final da década de 90, esse modelo ressurge com uma aparência mais moderna, porém não perdendo suas características rústicas e o aspecto pesado vindo das matérias-primas, sendo chamados também de babuches. Não conseguem uma imposição por muito tempo no mundo da moda e logo são substituídos por outras tendências calçadistas.
Mas foi na última semana de moda parisiense, que a recente coleção primavera/verão de ninguém mais ninguém menos que Chanel, apresenta os tamancos, dessa vez conhecidos mundialmente como clogs, e mostra a sua grande aposta para a próxima estação.
E como a moda brasileira costuma se antecipar com as tendências, os polêmicos clogs já apareceram em sua versão nacional. Uma das primeiras marcas a confeccionar o tamanco, foi a marca do Grupo Arezzo, Schutz, que acreditou nos clogs desde o inverno, e trouxe ele reformulado para o próximo verão.

Os CLOGS da Schutz podem ser encontrados na loja RENATA TELLES que fica no Shopping CCAB Petrópolis. As fotos em anexo são alguns modelos que chegaram por lá. Mas corra para comprar o seu pois em uma conversa com a empresária ela comentou: Os modelos que chegam, não esquetam lugar nas prateleiras.
 Para o verão 2011, os tamancos continuam com seu aspecto grosseiro, com o cabedal geralmente de couro fixados no salto grosso de madeira por meio de tachinhas metálicas. Mas para a estação mais quente do ano, eles se apresentam em diversas maneiras. Coloridos, recortados, detalhados, adornados, com faixas e fivelas, correntes, até o tornozelo ou com a ponta aberta mostrando os dedos, no estilo peep toes, os tamancos ou clogs vieram afim de conquistar seu espaço e fazer além das cabeças, os pés de muitas mulheres que já torceram o nariz ao saber da grande novidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário